jump to navigation

Pesquisa: brasileiros não confiam nas instituições públicas September 27, 2007

Posted by dave in Politics.
trackback

A óbvia conclusão é da pesquisa Imagem das Instituições Públicas Brasileiras, lançada hoje em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e encomendada pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) à empresa de consultoria Opinião.

A pesquisa aponta que apenas 11,1% dos entrevistados confiam nos políticos do Brasil, contra 81,9% que não confiam e 7,1% que não souberam responder.

Ainda segundo o estudo, a Polícia Federal é a instituição em que os entrevistados mais confiam (75,5%), seguida pelas Forças Armadas (74,7%). Já a Câmara dos Deputados tem a confiança de apenas 12,5% dos entrevistados e o Senado, de 14,6%.

A pesquisa mostra também que 79,8% discordam do foro privilegiado e, para 84,9% dos entrevistados, a corrupção pode ser combatida.

Para os brasileiros, a Polícia Federal (25,1%) e o Ministério Público (22,8%) devem ser as instituições mais relevantes no combate à corrupção. A pesquisa também mostra que 94,3% dos entrevistados acreditam que um político processado na Justiça não pode concorrer às eleições.

Sobre a reforma política, 95,4% acreditam que o tema é importante para o país.

A pesquisa foi realizada por telefone, com 2.011 pessoa no país, entre os dias 4 e 20 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os resultados do levantamento foram apresentados pelo diretor da empresa Opinião, David Lima, e pelo professor-doutor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas.

Mais informações no site da AMB.

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: